PT / EN

Roncão Pequeno

ALICE TINTO RESERVA 2013

ALICE TINTO RESERVA 2013

Alice Vieira de Sousa era a nossa tia avó.

Alice era professora e proprietária de algumas das Quintas da família Vieira de Sousa.

Com o objectivo de homenagear Alice, professora da primária e produtora de vinho, desenvolvemos este conceito de uma folha antiga de caligrafia com a primeira letra do nome Alice e o vinho proveniente da sua antiga vinha e solar, localizado na Quinta da Fonte em Celeirós.

 

Vinhas
Este vinho Tinto do Douro é produzido com uvas de várias vinhas da Família Vieira de Sousa com mais de 40 anos, com as mais variadas castas tradicionais durienses.

Castas
As castas presentes são Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca entre muitas outras.

Vinificação
O ano de 2013 foi normal sem stress hídrico, o que permitiu produzir vinhos ricos e frescos. A colheita das uvas nas vinhas foi realizada de forma manual e posteriormente transportadas em pequenas caixas. Após a escolha das uvas à entrada da adega, estas foram desengaçadas e a fermentação alcoólica decorreu durante 10 dias em cubas de inox, sob controlo de temperatura. Estagiou por um pequeno período em barricas usadas de carvalho francês. O vinho foi posteriormente engarrafado em Setembro de 2015.

Notas Técnicas
O Alice Vieira de Sousa Tinto Reserva 2013 é um vinho bastante suave e elegante, apresentando aromas ricos a fruta fresca, notas florais e de especiarias. Na estrutura de boca é um vinho equilibrado e fresco.