PT / EN

Roncão Pequeno

Alice Tinto Reserva 2014

Alice Tinto Reserva 2014

Alice Vieira de Sousa era a nossa tia avó.

Alice era professora e proprietária de algumas das Quintas da família Vieira de Sousa.

Com o objectivo de homenagear Alice, professora da primária e produtora de vinho, desenvolvemos este conceito de uma folha antiga de caligrafia com a primeira letra do nome Alice e o vinho proveniente da sua antiga vinha e solar, localizado na Quinta da Fonte em Celeirós.

Vinhas
O Alice Tinto Reserva é produzido com uvas provenientes das várias vinhas da família Vieira de Sousa com mais de 40 anos. A qualidade destas vinhas está bem presente neste vinho, estando localizadas a nascente, produzem uvas com uma frescura e equilíbrio natural.

Castas
As castas presentes são Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca entre muitas outras.

Vinificação
O ano de 2014 foi interessante, pois permitiu produzir vinhos ricos e frescos. A colheita das uvas nas vinhas foi realizada de forma manual, sendo que as uvas foram posteriormente transportadas em pequenas caixas. Após a escolha das uvas à entrada da adega, estas foram desengaçadas e a fermentação alcoólica decorreu durante 10 dias em cubas de inox, sob controle de temperatura. Estagiou por um pequeno período em barricas usadas de carvalho francês e posteriormente engarrafado em Setembro de 2016.

Notas Técnicas
O Alice Vieira de Sousa Tinto Reserva 2014 é um vinho bastante elegante, apresentando aromas ricos a fruta fresca, notas florais e de especiarias. Na estrutura de boca é um vinho com um perfil mais concentrado que o ano anterior mantendo ainda assim o equilíbrio e frescura.