PT / EN

Roncão Pequeno

A nossa História e as nossas vinhas

A nossa História e as nossas vinhas

A Vieira de Sousa - Vines and Wines Lda. é uma empresa familiar com tradição secular na produção de vinhos do Porto.

Na Quinta do Roncão Pequeno surgiu a marca Vieira de Sousa, honrando o nome da família que de geração em geração aprendeu a bem fazer os nossos vinhos, aproveitando o melhor que o Douro e as suas gentes têm para oferecer.

Temos como filosofia manter o estilo clássico e tradicional do vinho do Porto, sempre com o sabor e saber familiar como base a todo o processo.

As nossas quintas estão situadas ao longo dos rios Douro e Pinhão com diferentes altitudes e diferentes exposições solares, o que nos permitem a produzir vinhos equilibrados e de grande qualidade todos os anos. 

A Quinta da Água Alta está situada na margem direita do Rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, junto à estação de comboio do Ferrão. Tem uma exposição maioritariamente a sul, tendo uma altitude que varia de 124 m a 370m. A modernização das vinhas, mecanização e adequação da casta ao local é uma das garantias para a produção de uva e de vinhos de referência.

A Quinta do Bom Dia é a vinha que se encontra a maior altitude e onde se pode encontrar uma casa - datada de 1640 - com lagares em xisto. É um ponto de onde se vislumbra uma vista fantástica sobre o vale da Quinta da Agua Alta e Bom dia até ao Rio Douro.

A Quinta do Espinhal é a que se localiza num ponto mais baixo e que tem exposição solar maioritariamente a sul. É o lugar dos nossos tradicionais lagares em granito e dos armazéns de envelhecimento de alguns dos nossos vinhos do Porto.

A Quinta do Roncão Pequeno está situada junto ao Rio Douro, no fundo do vale do Roncão, disposta ao longo de patamares modernos e dos tradicionais muros seculares de pedra posta de xisto, mantidos pela família há já três gerações. A zona do Roncão é um local privilegiado, sendo apelidada por Miguel Torga como o “Samo de todos os Samos”, local para a produção de vinhos de alta qualidade como o demonstra o nosso Vintage 2009.

A Quinta do Fojo Velho está na família há mais de quatro gerações, sendo José Silvério Vieira de Sousa quem deu início na nossa familia à comercialização do vinho do Porto, no século XIX ainda antes da praga da filoxera que dizimou as vinhas da região. Foi seu filho, José Ermelindo Vieira de Sousa, o engenheiro responsável pela construção dos magníficos muros em xisto desta quinta, e foi seu neto, António Eduardo Vieira de Sousa Borges, quem procedeu ao aumento da área de vinha para continuar a produção de vinho do Porto. 

Por fim a Quinta da Fonte, localizada na aldeia de Celeirós, é uma pequena parcela com uma casa solarenga do século XVII e o ponto central da Vieira de Sousa. É nesta parcela localizada a uma altitude de 300m que temos as nossas uvas brancas que entram na produção do nosso vinho do Porto e Douro branco. Devido à sua altitude e planura permite a produção de magníficos vinhos reconhecidos pela sua estrutura e frescura.