PT / EN

Roncão Pequeno

Vintage Porto 2009

Vintage Porto 2009

Vieira de Sousa Vintage 2009 é produzido apenas a partir de uma das Quintas da Vieira de Sousa, a Quinta do Roncão Pequeno. As vinhas desta Quinta têm mais de 40 anos e estão viradas a Sul. Aqui é possível identificar mais de 10 tipos de castas diferentes.

Vinificação
O ano de 2009 foi fantástico para a produção de vinho no Porto. A colheita das uvas na vinha do Roncão Pequeno foi realizada de forma manual, sendo que as uvas foram posteriormente transportadas em pequenas caixas. Após a escolha das uvas à entrada da adega, estas foram desengaçadas e a fermentação alcoólica decorreu em lagares com a pisa a pé, estando durante vários dias em contacto com as películas. No momento certo foi adicionada a aguardente vínica, casando-a na perfeição com o mosto, produzindo este porto Vintage.

Notas de Prova
Este Vintage 2009 apresenta uma óptima concentração e simultaneamente uma bonita cor opaca. Sobressai aromas a fruta bem fresca. É um vinho cheio na boca com taninos ricos e com um final robusto e longo.

Press notes
Roy Hersh in the JUNE 2012 VOL. 9, ISSUE #70 of the "For The Love of Port" - 2009 Vieira de Sousa Vintage Port – 100% foot trodden with four days of fermentation; long compared to the norm which averages 2 days. All grapes come from the family’s vineyards. Briary boysenberry and floral fragrances with a faint hint of vanilla. Young, approachable, round and balanced with purity of fruit, freshness and plenty of vibrant acidity along with refined soft tannins. Primary and very tasty, this 2009 is a worthy cellar defender with aging potential of 10-15 years. A very solid, impressive first effort by this young rising star. 90 points

Para Guardar ou Servir?

Este é um Porto para guardar durante uns anos, permitir que este envelheça um pouco mais na garrafa. Porém como é um vintage bastante elegante, permite ser bebido a acompanhar um bom queijo, uma boa sobremesa.

Prémios:

Gold Medal 2012       Silver medal