0
PT | EN

No século XIX a marca foi criada pelo nosso tetravô José Silvério Vieira De Sousa.

Anos mais tarde da criação da marca, devido à devastação das vinhas pela filoxera, a empresa passou por um período de instabilidade financeira resultante dos anos sem produção. Foi neste momento que José Ermelindo, nosso bisavô se viu a braços com a difícil decisão de vender a marca, por forma a replantar todas as vinhas da família focando-se novamente na produção, envelhecimento e venda de Vinho do Porto à pipa.

Em 2008, com uma nova geração a liderar a empresa, Luísa, com a ajuda do seu pai António, decidiu investir, novamente, na vertente de engarrafamento de Vinho do Porto. A “Vieira de Sousa” adquiriu novos armazéns e equipamentos lançando a família de volta ao negócio de engarrafamento de Vinho do Porto e, mais tarde, nos Vinhos do Douro.

Todos os nossos vinhos são produzidos com uvas das cinco quintas da família que ocupam quase 60 hectares no Vale do Douro. As quintas localizam-se ao longo do rio Douro o que permite que a empresa produza diferentes vinhos todos os anos, mantendo sempre a qualidade.

O terroir Vieira de Sousa

A Vieira de Sousa conta com as uvas das diversas Quintas da Familia, todas localizadas na Sub-região do Cima-Corgo: 

    Quinta da Fonte

A Quinta da Fonte localiza-se na aldeia de Celeirós, a 600 metros de altitude, local perfeito para a produção das nossas uvas brancas. Destas vinhas produzidos os nossos Douros e Portos brancos, com as castas de Rabigato, Viosinho, Gouveio, Arinto, Malvasia e outras. A vinha está localizada num pequeno planalto, benefeciando dos ventos frescos e da altitude, produzindo uvas com grande acidez e complexidade. 

Celeiros

Quinta da Agua Alta e Quinta do Bom Dia

A Quinta da Agua Alta e Quinta do Bom Dia são duas quintas vizinhas, separadas apenas por um ribeiro. Estão localizadas junto à estação de comboio do Ferrão, entre Gouvinhas e Covas. Benefeciamos de uma exposição fantastica, com vinhas viradas desde nascente a poente, sendo que nas vinhas a Sul encontramos as tradicionais para o vinho do Porto. É com as uvas das vinhas mais altas e velhas que produzimos os nossos vinhos Vintage e LBV.

A Família Vieira de Sousa tem três adegas. As duas mais antigas estão localizadas na Quinta da Fonte e na Quinta da Água Alta, onde tradicionalmente eram vinificados e envelhecidos os nossos vinhos do Porto. 

Na Quinta da Fonte podemos encontrar os tradicionais lagares de granito onde vinificamos atualmente as melhores uvas, com o objectivo de produzir vintage e LBV. Aqui fermentamos as uvas no metodo tradicional de pisa a pé.

Em 2011 construimos uma nova adega em Sabrosa, na zona industrial de modo a centralizar grande parte da produção num espaço unico. Também aqui temos os lagares de pisa para fermentar todos os nossos vinhos do Porto, mantendo o metodo tradicional. 

Também a Quinta da Água, em Gouvinhas, perto do Pinhão, tem um pequeno lagar em granito. Apesar de estar inutilizável desde 2010 devido ao seu tamanho, foi nele que foram vinificados alguns dos nossos vinhos mais importantes, tais como o LBV 2008 e o Vintage 2009.